Terapias

Nossa equipe é altamente especializada em terapia comportamental ABA. Nossos profissionais são qualificados e compõe uma equipe integrada e multiprofissional de analistas do comportamento.

ABA (Applied Behavior Analysis)

A ABA tem como principais objetivos, a redução de comportamentos inadequados e o ensino de novas habilidades. No processo avaliativo são investigadas quais são as habilidades que o indivíduo possui, as que devem ser ensinadas, assim como, os comportamentos problemas que devem ser diminuídos. A partir daí monta-se um currículo funcional para cada um.

Este currículo é dividido em uma série de categorias, ou “programas” que envolvem habilidades básicas, habilidades de imitação, habilidades de comunicação (ouvinte e falante), habilidades sociais, habilidades acadêmicas e habilidades de autocuidado.

Terapaia Ocupacional

O Acompanhante Terapêutico realiza intervenção nas estimulações que acontecem em ambiente natural e em situações cotidianas do dia a dia do indivíduo. Esse trabalho possibilita a intervenção direta durante as ocorrências dos comportamentos inadequados do indivíduo, como também o ensino de repertórios sociais para o mesmo. Que são fundamentais para a sua convivência na sociedade.

Ele conta com o apoio de um supervisor, que vai realiza visitas e observações do indivíduo no ambiente escolar, avaliações para traçar o desempenho dele, reuniões de supervisão com o profissional que realiza o Acompanhamento Terapêutico.

Fonoterapia

A ABA tem como principais objetivos, a redução de comportamentos inadequados e o ensino de novas habilidades. No processo avaliativo são investigadas quais são as habilidades que o indivíduo possui, as que devem ser ensinadas, assim como, os comportamentos problemas que devem ser diminuídos. A partir daí monta-se um currículo funcional para cada um.

Este currículo é dividido em uma série de categorias, ou “programas” que envolvem habilidades básicas, habilidades de imitação, habilidades de comunicação (ouvinte e falante), habilidades sociais, habilidades acadêmicas e habilidades de autocuidado.

Psicologia

Os psicólogos podem desempenhar um papel importante no diagnóstico de TEA e ajudar as pessoas a lidar e a gerenciar os desafios associados ao autismo. A terapia ABA é uma terapia que usa técnicas de ensino baseadas em evidências para aumentar comportamentos adequados e reduzir aqueles que podem ser prejudiciais ou interferem no aprendizado.

É uma terapia que usa formas de recompensas para reforçar o comportamento positivo e estimular determinada prática.
Os psicólogos também podem ensinar habilidades para os autistas e torná-los menos dependentes.

Psicopedagogia

Tem  o papel de avaliar, investigar e detectar dificuldades e habilidades da criança com Transtorno do Especto Autista (TEA). Assim, é possível realizar a intervenção para desenvolver tais dificuldades e aumentar o repertório do individuo.

Na maioria das vezes as crianças com TEA possuem muitas barreiras comportamentais como: dificuldade de comunicação, ecolalia, estereotipia e comportamentos de fuga/esquiva. Devido às questões comportamentais é importante que o profissional psicopedagogo tenha conhecimento em Análise Comportamento Aplicada ou faça supervisões com um especialista na área.

Psicomotricidade

A psicomotricidade é uma ciência que envolve o desenvolvimento integrado de habilidades motoras associado aos aspectos emocionais e cognitivos, para melhorar e lapidar as expressões coordenadas dos movimentos do indivíduo durante uma atividade ou uma tarefa sequencial.

Por definição, a psicomotricidade necessita de intervenções que prezam por uma boa estruturação hierárquica de requisitos funcionais e pela participação global, a abordagem psicomotora pode ser uma forma de manejo muito interessante em crianças com autismo, pois seu direcionamento vem de encontro às suas necessidades.

Terapia Alimentar

A hipersensibilidade alimentar, atrelada à seletividade sensorial, afeta o estado de saúde do indivíduo dentro do espectro. O fato altera as escolhas que eles fazem dos alimentos, podendo resultar em uma baixa ingestão alimentar e menor síntese de enzimas e neurotransmissores dependentes de nutrientes, muito importantes à saúde.
A terapia alimentar é uma técnica utilizada como principal ferramenta para o solucionar o problema. Trata-se de uma abordagem que visa ressignificar a alimentação, aproximando a criança da comida, por meio de ações que geram habilidades e oferecem estímulos sensoriais, trazendo conforto e familiarização com novos sabores.

Musicoterapia

A musicoterapia é uma especialidade que mistura arte, saúde e neurociência para tratar clinicamente pacientes com os mais diversos desafios.

O processo terapêutico busca facilitar áreas como a comunicação, a expressão, o aprendizado e a organização. Ela pode ser aplicada nos mais diversos casos, como para promover a saúde, reabilitar o paciente, retardar e prevenir o agravamento de condições neurológicas degenerativas, promover o bem estar e a qualidade de vida.

Integração Sensorial

A Integração Sensorial nos remete ao fato de que o aprendizado depende do nosso corpo conseguir receber, processar e responder às informações que chegam até ele. A integração de todas as sensações é necessária para que possamos desempenhar nossas funções de forma satisfatória e funcional e assim promover o seu desenvolvimento.
A terapia de integração sensorial se faz necessária para crianças que tenham disfunção na organização dos sentidos, ela vai agir na organização do processamento sensorial e assim refletir no bom desempenho das atividades do cotidiano, compondo a capacidade do indivíduo de regular e organizar os graus, a intensidade e a natureza das respostas a estímulos diversos.

NEUROFEEDBACK

O objetivo do Neurofeedback é ensinar as pessoas (saudáveis ou pacientes) através de treinos repetidos, a aumentarem voluntariamente o desempenho do cérebro durante atividades de vida diária.

Essa técnica é utilizada por atletas de elite, executivos, estudantes e por pacientes das mais diversas patologias (TDAH, ansiedade, depressão, transtorno obsessivo compulsivo, cefaleia, enxaqueca, insônia, inclusive Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).

Quero ser atendido pela CLÍNICA DO AUTISMO